Menu fechado

O futuro do mercado de gás natural no Brasil

O mercado de gás natural enfrenta diversas mudanças com a demanda de novas tecnologias, impulsionadas por novas fontes de consumo. Consequentemente, os modelos de investimentos no setor estão se modificando com o objetivo de otimizar as atividades de produção. Armadores estão visando uma realidade muito próxima onde o GNL (gás natural liquefeito) será preponderante para a transição energética da matriz brasileira.

A indústria de produção e fornecimento de gás natural passa por um processo de reestruturação em suas práticas comerciais devido ao crescimento da demanda por este recurso, presença mandatória da tecnologia avançada nos meios de produção, e novas exigências tanto de clientes intermediários como consumidores finais.

Considerando essa nova realidade, uma nova dinâmica nas relações comerciais tem sido introduzida, principalmente no sentido de se reunir as forças de toda a cadeia de suprimento de recursos para a implementação dos projetos de infraestrutura, desde pequenos empreendedores à empresas multinacionais buscando a reformulação dos modelos de contrato que são adotados atualmente nesse mercado.

A série ‘O futuro do mercado de gás natural no Brasil’ produzida pela CONNECT GASES discorrerá sobre esse novo cenário que se apresenta com muita força na indústria energética nacional, com base na interpretação de análises de especialistas do mercado petroquímico e de toda a indústria de produção energética brasileira, em todas as esferas da cadeia de suprimentos.

A série mostrará que a revolução tecnológica, tão aguardada no indústria de produção energética nacional, é o fator fundamental para transformar o mercado de gás natural em carro chefe do setor, através da otimização dos modelos de negócios e melhoria nas condições contratuais, apresentando resultados diferenciados para investidores, produtores e consumidores.

Episódios da série:

  • Episódio 01: Cadeia de Geração do Gas Natural:

Entenda o funcionamento atual da cadeia de geração do GNL e quais impactos ela sofrerá com as mudanças que o setor produtivo enfrentará a partir deste novo cenário que se projeta para a indústria energética.

  • Episódio 01: aumento da oferta de GNL:

Principal parcela da capacidade de liquefação aponta para o Brasil e justifica o número de grandes projetos na região, mas há necessidade de se compreender corretamente as inseguranças apresentadas pelo país para se ajustar corretamente as expectativas do mercado.

  • Episódio 02: novas fontes de energia:

O peso da necessidade de se buscar alternativas energéticas para a oxigenação da indústria brasileira e assim criar o impulso necessário para a transição da matriz nacional para energias limpas.

  • Episódio 03: novos modelos de contratos:

Os contratos de longo prazo perdem cada vez mais tração e capilaridade nas rodadas de negócio e dão lugar aos modelos de curto prazo conduzidos por projetos em conjunto entre diversos players.

  • Episódio 04: revolução tecnológica como chave:

Processamento de dados digitalizados, previsão de tendências através da utilização de analytics e introdução de ferramentas de armazenamento de dados em nuvem para big data são algumas tendências que o mercado apresenta para esse novo cenário, e que naturalmente impactarão o setor, suas métricas, capacidade de gestão, custos e resultados.

Fique de olho no blog da CONNECT GASES e acompanhe os episódios da série ‘O futuro do gás natural no Brasil’ para entender as novidades que esse setor apresentará para profissionais envolvidos direta e indiretamente com a indústria energética.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *